30 de set. de 2010

Visita ao Zoo

Animais soltos.
Todo mundo que tem muito tempo livre em uma cidade que não conhece costuma ir nos pontos turísticos mais famosos. Aqui seria a cidade velha, Belém, Castelo de São Jorge, o Mosteiro, museus e por aí vai. Eu até que fui à maioria desses lugares, são legais, da pra você conhecer um pouco da história de cidade e de Portugal. Mas o lugar que eu gosto de ir mesmo é no zoológico. Toda cidade nova que eu conheço eu tento ir ao zoológico. Sempre assim. Morro de vontade de fazer um safari, mas não tenho dinheiro pra ir pra África, ainda.  Então me contento com o zoológico.
O Acesso é facílimo tem muitos pontos de ônibus de toda parte da cidade pra lá, além de uma estação de metro na porta. Nele além do zoológico tem um bingo, um lago, uma área de alimentação e um parque de diversões. Ou seja, antes de pagar a entrada do zoo você já tem muita coisa pra fazer. Tem inclusive uma boa quantidade de gente que vai pra lá ler, jogar conversa fora e essas coisas, como tem muita sobra e água o clima é muito agradável até nos dias de calor intenso.
Nada de grades entre você e a fera.
Depois que você entra no zoológico você recebei um folder com mapa e atrações. Tem tudo quando é animal que você pensar, faltou só urso polar. Além disso ele tenta de uma forma ou de outra tirar ao máximo as grades o que da uma sensação de maior proximidade com o animal. Como eles fazem isso? Com fosso entre o animal e você, cerca elétrica rasteira, dezenas de espaço com vidro pra você poder ver melhor e até animais soltos mesmo.

Além de mostrar os animais, eles tentam ao máximo ensinar as crianças a preservar e cuidar dos animais, existem painéis contando a história dos principais animais, falando sobre extinção de cada espécie e interação entre as crianças e os animais. Não, eles não vão colocar seus filhos para alimentar os tigres. Mas entre as atrações existem a alimentação dos leões marinhos, alimentação dos flamingos e visita a fazendinha. Fora isso existem salas de aulas para dias especiais, possibilidade de comemorar o aniversário no zoológico e área para piqueniques. É realmente bem legal.
O espetáculo dos golfinhos.
Toda a arquitetura do zoológico é feita para parecer que você está no ambiente dos animais e não o contrário, fora os espaços específicos de alguns animais como o templo dos primatas. Sabe quando você ia ver os animais e eles não cooperavam ficando dentro de suas tocas? Pois é o templo dos primatas parece as ruínas de algum lugar na África, mas na verdade é um corredor onde você tem acesso ao espaço interno dos animais, onde eles ficam quando estão comendo, com frio ou vergonha. A “casa” dos elefantes indianos parece coisa da índia enquanto a do africano lembra as tocas africanas e muitos outros detalhes como estes  que fez desse zoológico o meu favorito. Quase me esqueci, ainda tem um cemitério para cachorros e cada tumulo tem um número de acordo com a ordem de chegada.
Fora isso tem duas atrações que eu achei fantásticas: O espetáculo dos golfinhos e o voou livre das aves. O primeiro é um show especialmente paras crianças, mas que os adultos também participam e podem até brincar com os golfinhos e ganhar um beijo de um leão marinho que anda pela arquibancada. No segundo três “adestradores” de aves ficam contando a história de muitas aves do mundo enquanto elas voam mostrando suas habilidades, inclusive passando bem perto do público que assiste atenciosamente os voos. Tudo num ambiente e uma música que te faz sentir dentro de um filme do Rei Leão.
O rasante da águia.
Fora a loja de suvenires que tem de tudo, bichos de pelúcia, chaveiros, canecas, roupas, livros e muito mais.
 O trabalho do zoológico é reconhecido de tal forma que empresas grandes de Portugal e da Europa apadrinham os animais servindo como uma verba extra para zoológico. Mas não é algo restrito para empresas. As pessoas também podem e apadrinham os animais e para eles tem um painel na saída falando quem apadrinha qual animal, uma bela forma de mostrar todo mundo que ajuda aquele lugar a ser tão bacana.

Para finalizar queria dizer que a visita ao zoológico valeu cada centavo dos 16euros que eu tive que pagar. Só arrependi de não ter ido passar o dia todo lá e ver todos os shows. Até já.

Estou pensando em qual a melhor forma para colocar todas as fotos para vocês verem enquanto isso aproveita o que tá ai no blog e sente um pouquinho de como é o Jardim Zoológico de Lisboa.

3 comentários:

  1. Parece ser muito divertido mesmo!

    ResponderExcluir
  2. que bacana! essa idéia de misturar o público e o privado é muito boa, sempre tende a melhorar as coisas pra todo mundo. essa é uma idéia que devia pegar por aqui...
    também curto zoos! :D

    ResponderExcluir
  3. precisando atualizar, né meu bem!

    ResponderExcluir