28 de abr. de 2011

Quartos para alugar



A dois posts atrás falei que algumas coisas por aqui poderiam mudar. E assim como eu imaginei elas mudaram. O cara que alugava a casa que eu morava foi demitido, decidiu ir morar com a namorada dele em Faro (O nordeste de Portugal) e eu fiquei sem casa. Mentira, tive um mês para procurar outro lugar pra morar. Lá fui eu procurar, depois de ir em dezenas de casa, desistir de morar em Benfica porque tudo era caro demais ou ruim demais, procurar em outras zonas (puteiros, bairros) e decobrir que existiam lugares piores do que um quarto sem janela.
Decidi que ia arriscar e alugar um apartamento inteiro. Inicialmente ia sair mais caro, mas com um pouco de sorte eu ia economizar dinheiro e poder comprar algumas coisas supérfluas. Aí nada procurei e tudo muito fora do meu orçamento para emergências até que conversa vai conversa vem: "Uai, porque você não fala com o Dono do apartamento aqui as vezes ele mantém o preço para você".
Não é que era uma boa ideia, não ia precisar mudar, Ia continuar perto da Faculdade, não ia ter que me acostumar com um novo lugar, só ia mudar pro quarto maior e pronto.
Foi assim que aconteceu, conversei com o dono do apê, fixei o preço do aluguel até o final do ano sem precisar de contrato com tempo determinado. Negociei os móveis da casa com o Léo e lá se foi meu orçamento para emergências.
Mas no fim deu tudo certo e até consegui alguém para morar aqui, mas esse alguém impossibilitou de conseguir a segunda pessoa. Conto isso no próximo post.
Agora todo mundo foi embora e tenho dois quartos para alugar. E ai, alguém precisando de um quarto em Benfica?? Super barato, limpinho e confortável #ficaadica

21 de abr. de 2011

Férias

Vou aproveitar que tenho 3 semana de férias "por causa da páscoa" e dar uma descansada do blog e ficar um tempo sem postar.
"Aí Renato, você é mesmo um vagabundo, fica mais de mês sem postar e vem agora falar que você quer descansar do blog. Vai cagá!" IUAhiauHuAIHiuaH
Brincadeira. Tô de férias, mas vou aproveitar para tentar colocar em dia os posts do blog. Ouviu bem, tentar.
Mas hoje eu vou falar dos planos e acontecimentos dessas férias. Nos primeiros dias de férias conseguimos fazer os primeiros eventos de turma, não foi a turma toda, só quem é legal, mas conseguimos pelo menos juntar pessoas de grupinhos diferente. Na sexta rolou um cineminha de leve, a gente foi ver Código base, não tenho a menor ideia de como se chama no Brasil e estou sem saco pra procurar. A saída foi legal, o filme nem tanto. É uma mistura de inception, com Deja vú e o Trem desgovernado.
No sábado teve mais gente, acho que quase metade da sala. A gente foi jantar num restaurante indiano, que você podia pedir comida italiana também. Fui obrigado a comer a indiana =/. Mas até que eu achei gostosinha, afinal foi um cabrito à indiana ;P Depois as pessoas de espírito jovem, incluíndo eu. Foram para o bairro alto e do bairro alto para uma aventura frustada em busca de um lugar com música boa e espaço para a gente poder beber em paz. Foi bem legal, esperando ansiosamente pelos próximos. Se tudo der certo na volta das férias vai rolar um paint ball.
Finalmente vou fazer minha aula de snowboard sem neve =/. Acho que no final de semana vai dar certo, descobrir de qual que é essa parada.
E se tudo der certo no final de semana vai rolar uma praia com direito a aprender bodyboard. Tô muito garoto dos esportes radicais, né?? ;DDD
Por enquanto os planos são esses, mas se o dinheiro der vai rolar uma semifinal da Liga Europa, quem sabe Champions. Uma viagem e/ou um showzinho qualquer. Até.

9 de mar. de 2011

Um mês forever alone

Tem um mês que o blog tá forever alone. =/ Tá, na verdade tem mais que isso
Foi um mês forever alone pra mim também. Vim pra cá sabendo que ia morar sozinho, mas por questões financeiras acabei alugando um quarto, ou seja, nunca fiquei realmente sozinho. Mesmo que o Léo (o dono da casa) fique a maior parte dos finais de semana fora sempre tinha alguém do outro quarto por aí. Mesmo não tempo amizade com as pessoas que passaram pelo outro quarto era pelo menos alguém para bater um papo, alguém para você ver, alguém para você ouvir.
O Léo ia pro Brasil no começo do mês passado e 5 dias antes dele viajar a mulher que morava no outro quarto resolver ir embora. A casa ficou vazia.
No começo foi até legal, podia esquecer de lavar vasilhas, não tinha que preocupar em olhar o varal antes de lavar a roupa, podia ouvir a música na altura que eu estava afim, podia até andar pelado pela casa se me desse vontade.
Depois começou a ficar chato. Não tinha ninguém para discutir futebol, tomar uma cervejinha ou até mesmo nenhum barulho pra ouvir. Dava uma preguiça de ficar em casa.
Talvez até de blogar ;P Que desculpa mais esfarrapada, né??
Agora o mês forever alone acabou, o Léo voltou ontem e logo logo deve arrumar alguém para morar no outro quarto, ou não. Mas aí já é outra história, se acontecer o que eu to pensando, eu conto depois.

7 de fev. de 2011

Recepção de Gala

Tinha combinado de sair de Lisboa as 13hs para chegar em Évora a tempo de começar os passeios na terça mesmo, mas tive que esperar a mulher que morava aqui fazer a mudança. Tem quarto pra alugar aqui, qualquer coisa só mandar email. Acabei saindo daqui depois das 17hs, com isso cheguei em Évora já era noite e a rodoviária parecia um deserto, tinha uma pessoa.
Esperei minha prima e o marido dela chegarem, fomos em casa deixar a mala e direto pro Pingo Doce comprar as coisas para fazer a janta. Descobri que eles tinham organizado uma festinha para minha chegada. O menu era tapioca com o que você quisesse comer regado a vinho, cerveja, suco e/ou água.
Já estava tudo ótimo, fui para uma cidade que parecia ter muitas coisas para conhecer. Junto da família, mas para ficar melhor ainda o Zoltan, marido da minha prima decidiu abrir uma champanhe em homenagem a minha visita. Achei super legal eles fazerem isso.
Para você irem sentido um gostinho de como é Évora:

3 de fev. de 2011

De Lisboa à Évora

Ou Ébora se você prefirir. Fiz a primeira viagem para fora de Lisboa, Sintra, Estoril e Caiscais não conta, fica a menos de 15 minutos de casa. Mas esse post não vai ser para contar como está sendo ou como foi a viagem, mas sim como foi até chegar aqui. Descobri que tinha comboio (trem) e auto-carro (ônibus) que passavam por aqui a primeira ideia foi pegar o trem. Nunca viajei de trem e queria saber de qual que era, ainda por cima porque ia viajar de primeira classe. Calma não fiquei rico, é só um euro mais cara que a normal.
Entrei no site da CP responsável pelos caminhos de trem em Portugal e tive a grata surpresa de descobrir que esse não o trajeto foi interditado. =/ Então corri pro site da Rede Expressos para descobrir sobre o ônibus, já que não tinha outra opção. Achei super baratinho os doze euros por uma viagem de 1h e 45mim até aqui. A estrada pelo que eu pude ver é bonita, fora que é um tapete e o ônibus seria do nível de um executivo no Brasil, vaziooo que dava pra ir deitado atravessado nas cadeiras ou no corredor.
Enfim, cheguei aqui terça a noite e volto pra Lisboa amanhã depois do almoço. Aí conto como foi os passeios e posto umas fotos daqui.

31 de jan. de 2011

Causa e consequência

Eu quis ir para o Brasil, mas do que isso, eu fiz questão de ir. Sabia que não estava de férias, porém não podia me enganar dizendo que iria tirar um tempinho para estudar. Na verdade até tentei me enganar, não deu certo.
Mas como diz o título do post a consequência veio, e bem rápido, no dia em que cheguei aqui já tinha o primeiro trabalho para entregar, na terça a primeira prova e na quarta uma apresentação.
Diferente da faculdade, onde era fácil levar com a barriga, tive que ralar. Todo trabalho precisa de bibliografia e precisa ser embasado tal e qual uma monografia. Foram três semanas de cão, era terminar um trabalho, começar a estudar pra próxima prova. Sair da prova e começar a planejar a apresentação para amanhã.
Em três semanas foram três provas, seis trabalhos e quatro apresentações. Mais de cinquenta páginas escritas e mais de dez livros lidos. Foram noites viradas lendo, estudando e escrevendo a base de café, chá mate e red bull. Além de ter que tirar um tempo para dar atenção para namorada, pra mãe, pro pai e para o twitter.
Tudo isso pra quê? Você deve estar se perguntando. Além de poder aproveitar mais o Brasil. Acho que nunca li, escrevi e aprendi tanto como nessas três semanas. Como resultado passei em tudo direto e pude aproveitar um pouco mais de duas semanas de “férias”. Agora deixa eu ir embora aproveitar que essa é ultima semana, fui.

26 de jan. de 2011

15 dias de Brasil

Tem tempo que eu voltei para cá. Mas só agora as coisas acalmaram e tive tempo de voltar a escrever no blog. Fiz uma “viagenzinha” para o Brasil nos últimos dias de 2010, passei meu aniversário, natal e réveillon em casa, em família. Melhor maneira impossível. Qualquer pessoa que já passou duas semanas fora de casa sabe como é bom deitar na sua cama quando você volta. Imagina quatro meses.
Imaginei que em quinze dias eu ia conseguir fazer tudo que eu queria e ver todo mundo, obviamente, foi impossível. Mas valeu cada segundo de sono “perdido” para ir ao bar encontrar meus amigos. As cochiladas no sofá da casa da Renata e as conversas até altas horas lá em casa.
Fiz de tudo para conseguir reunir a galera e ver o maior número de gente possível, aniversários, amigos-secreto, poker nights e tudo mais. Quem não foi perdeu.
E durante o amigo secreto da minha turma de faculdade o Juarez antes de me entregar o presente falou uma coisa não com essas palavras, mas com esse sentido: Quando a gente começa a morar sozinho, longe de casa a gente sente falta até das pessoas que a gente nem imaginava que existisse.
É a mais pura verdade.
Estar aqui longe de todo mundo faz a gente lembrar de pessoas que não passavam de conhecidas enquanto a gente estava aí, e quando a gente vê que alguém lembra da gente depois de tanto tempo longe torna algo especial.
Obrigado a todo mundo que tirou um pouquinho do seu tempo para fazer esses 15 dias especiais para mim. 15 dias de Brasil foi a melhor coisa que eu fiz em 2010.